Pavilhão de Portugal
O Pavilhão de Portugal, situado em Lisboa no Parque das Nações, está classificado como Monumento de Interesse Público. Este edifício, de autoria do Arquiteto português Álvaro Siza Vieira, acolheu a representação nacional portuguesa na Exposição Mundial de 1998.
A arquitetura do Pavilhão de Portugal é reconhecida pela sua ampla praça cerimonial coberta por uma pala de betão pré-esforçado, cujo desenho e realização se baseia na ideia de uma folha de papel assente em dois tijolos. Para além desta vertente mais forte da construção do edifício, o Pavilhão de Portugal integra ainda dois pisos com salas de dimensões variadas e um pátio interior.
O Pavilhão de Portugal faz parte do património da Universidade de Lisboa (ULisboa) desde 1 de agosto de 2015, prevendo-se que este espaço emblemático da cidade de Lisboa seja palco de diversas iniciativas no âmbito da educação, investigação científica e cultura promovidas pela ULisboa.
Para o efeito a Projectual foi contratada para assegurar a elaboração de 14 Especialidades do Projeto de Adaptação do Edifício para a utilização pela Reitoria da Universidade de Lisboa.